(...)
Reticências carregam vários significados... Parênteses interrompem (mas complementam).
Posted on sexta-feira, agosto 29, 2008

Um cara cool...

By Rafael Oliveira às sexta-feira, agosto 29, 2008












Criar um blog é legal. As pessoas visitam, comentam, elogiam. Já tô até me sentindo um cara cool. Isso me motiva a querer escrever mais. É engraçado como os sentidos já ficam mais apurados pra perceber potenciais assuntos a serem abordados. É o ônibus lotado de todo dia, é a operadora de caixa do supermercado que é muito mal-humorada, a renovação do sentimento pela namorada. Enfim, tudo agora é motivo pra escrever.

Aproveito pra já agradecer os vários comentários sobre o meu ingresso na blogosfera. Como eu disse, eu preciso desse feedback. É ele quem vai me impulsionar na alimentação desse espaço. Pq eu escrevo querendo ser muito lido mesmo. Ou alguém pensa que, sei lá, o José de Alencar escrevia só pra ele? E eu só vou saber como melhorar os meus textos através dos comentários de vocês. O Humberto, por exemplo, me recomendou aprender o uso dos PQS. Segundo ele, o internetês não condiz com a qualidade da forma e do conteúdo do texto que eu escreví. Ainda não aprendí a usá-los mas garanto que vou procurar. E realmente já passou da hora de um estudante de comunicação social aprender os pqs da vida...

O Luigi me diz pra acrescentar recursos visuais pra tornar o blog mais atraente. Pois é, como eu disse, o que não sei vou perguntar. Alguém sabe como criar um novo template, botar fotinha no topo da página, acrescentar coisinhas legais alí à esquerda? Andei olhando alguns blogs e fiquei com inveja do que é possível fazer pra incrementar a página. O problema é que eu não entendo nada de linguagem HTML. Então, quem souber, por favor, me ensina. Ah , e os links aqui da esquerda também não estão direitinhos. Quando vou editar sempre tem um chato "http://www.blogger.com/" no começo de cada link, mesmo que eu apague, ele volta. Alguém sabe que merda é essa?

Outra coisa que me pediram foi pra linkar mais alguns termos que usei, ao invés (em vez?) de pedir pra procurar no Google. É, eu entendo. É a tal da modernidade líquida. Tudo agora, rápido. Realmente gasta-se "muito" tempo pra procurar o que eu disse (não estou sendo irônico. Eu realmente acho muito chato ir lá, abrir outra janela, acessar o Google, digitar o termo...iihh!...muito tempo!).

Não vou mencionar todo mundo que comentou pq o texto ficaria longo e acho que é consenso que um post longo é um troço beem chato de ler.

Pra terminar eu queria só comentar o incentivo que me deram pra manter uma regularidade na atualização do blog. Agradeço muito mas continuo não garantindo nada. Vou tentar. Mas sabe como é, um dia só tem 24 horas...


* Legal que ninguém marcou a primeira opção da enquete. Por isso vou continuar reticênciando...


Posted on quarta-feira, agosto 27, 2008

Primeiro (e o primeiro com títulos óbvios...)

By Rafael Oliveira às quarta-feira, agosto 27, 2008

Pronto. Comecei. Depois de muita procrastinação começo aqui a digitar meus pensamentos. Tema fixo? Aqui não. Aliás o que venho notando ao vaguear nos blogs alheios é que hoje qualquer um tem um blog e a maioria escreve sobre qualquer coisa, sobre tudo e sobre nada (Seinfeld?). E eu não pretendo ser diferente desses tantos. Vou escrever aqui o que eu quiser esperando ser muito lido e elogiado. Sim, pq esse é o maior intento de quem cria um blog. E nem me venha com o papo de "ai, eu tenho vergonha que leiam meu blog...". Se tem vergonha, se não quer ser lido escreve naqueles diários com cadeadinho. Eu assumo: tô criando isso aqui esperando ser muito lido, comentado e ser considerado um cara cool. Pq hoje quem tem um blog é cool.

Mas assumo também o risco de não atingir meu objetivo, não ser lido, não ser comentando, não ser considerado um cara cool, ou antes disso, não passar nem desse primeiro post, pq minha vida é assim, uma coleção de projetos inconclusos. Um dos únicos projetos que terminei e tenho muito orgulho é o Fila da Puta mas também não fiz mais nenhum depois desse. Por isso que digo a quem, por ventura, esteja lendo: eu não dou garantia de que tenha mais do que isso. Pode ser que eu escreva mais se alguém comentar e pedir mais textos (faço Rádio e TV mas também vejo cadeiras de publicidade...). E se eu deslanchar a escrever não vou priorizar frequências nas postagens. Vou escrever quando der vontade e tiver tempo.

Pq então eu resolví criar um blog? Bem, a vontade surgiu depois de algumas visitas às Garotas que Dizem Ni, ao blog do (ex?) hermano Bruno Medina, ao do meu melhor amigo que as vezes não se comporta como meu melhor amigo, Gladson Caldas, ao do meu homônimo, além de alguns outros listados à direita da página. Pensei: "Poxa, esses caras devem se sentir muito bem, escrevem o que querem, são lidos e elogiados. Também quero isso!". Mas tenho discernimento que não é fácil assim. Criar um blog, escrever, divulgar e ser amado não é um ciclo definido e inequívoco. Só que também não sei determinar o que faz um blog ser muito acessado e fazer sucesso pois após me frustrar bastante lendo o blog do antes idolizado por mim Marcos Mion, que segundo pesquisas está em 2° lugar entre os mais acessados do Brasil, fiquei confuso sobre o que as pessoas gostam de ler.

Só sei que vou escrever o que sei. O que não sei vou perguntar. O que me perguntarem não vou responder. Vou ser redundante, escrever sobre temas clichê, algumas excepcionalidades e muitas confusões sobre a vida (clichê...(ah! também vou escrever muitas reticências, elas guardam muito significado...)). Não gostaria que fizessem análise do que escrevo baseado na gramática, coesão textual, sintaxes, semânticas, orações coordenadas sindéticas e assindéticas (alguém de fato aprendeu o que são elas??). Meu texto é gago e bagunçado como é o meu jeito de falar. Até pq, segundo Mccluhan a escrita é uma extensão da fala.

E na falta de um encerramento criativo e bonitinho me despeço com um mero ponto final.

* Só vou escrever mais se me pedirem. É assim que o mundo funciona...