(...)
Reticências carregam vários significados... Parênteses interrompem (mas complementam).
Posted on quinta-feira, setembro 18, 2008

Reticências...

By Rafael Oliveira às quinta-feira, setembro 18, 2008

Como notaram já estou um pouco sem inspiração (na verdade é sem tempo..) pra escrever mais coisas. Por isso vou hoje vou postar um texto bem legal que eu achei no Usina de Letras sobre as reticências...escrito pelo Leopoldo Luís Sliwak. O texto fala bem sobre o que eu penso sobre as reticências. Como elas guardam muitos significados e proporcionam muita imaginação...

Segue:

"Ah! As reticências, finalmente os ortógrafos inventaram um sinal de pontuação desprovido de preconceitos e regras ditatoriais, e o melhor de tudo, com poderes ilimitados.
As reticências são representadas por três pontinhos colocados estrategicamente no final da frase, e o seu significado fica por conta da imaginação do escritor e principalmente do leitor que não são necessariamente a mesma coisa, ou seja, o que o escritor imaginou não é, na maioria das vezes, a mesma coisa que cada leitor imagina, o que é uma coisa maravilhosa, porque dependendo de quem lê ou de quem escreve, a estória pode ter um final diferente, o que quer dizer que cada estória tem, via de regra, diversos finais.
(....)
Por isso mesmo eu acho que três pontinhos é muito pouco diante do alcance ilimitado deste fabuloso sinal de pontuação.
Uma coisa que sempre me intrigou é porque as reticências são representadas por três pontinhos e não por quatro, cinco, quinhentos ou mil? Até porque há coisas que nem mil pontos seriam capazes de nos fazer imaginar.
(...)
Embora guardem alguma semelhança com as lacunas, as reticências se diferenciam destas por serem representadas por apenas três pontinhos enquanto que as lacunas podem ser representadas por diversos pontinhos ou até mesmo tracinhos cuja quantidade depende do que vai ser escrito sobre elas e também porque a resposta para as lacunas geralmente é única ao contrário das reticências que admitem conclusões variadas.
(...)
Uma vez me dei ao trabalho de observar as pessoas na rua e pude constatar que as reticências vistas nos olhos das pessoas são muito mais fáceis de decifrar do que as escritas no papel, porque dependendo da posição e da direção para a qual se aponta os olhos e também da expressão do rosto é fácil entender o que significam aqueles três pontinhos saindo ziguezagueando das mentes dos seres humanos, o que não ocorre no papel.

Curioso que no dicionário a palavra reticências significa interrupção do pensamento, com o que absolutamente não concordo, pois as reticências interrompem a fala de alguém e não o pensamento, muito pelo contrário, dão asas a ele.
Rendo então minhas sinceras homenagens a esse que é sem dúvida o mais livre e progressista dos sinais de pontuação, ele é mesmo um anarquista, é aquele que representa a criatividade e a imaginação, contrariamente a outros que são rígidos, duros e às vezes até mal educados. Assim, despeço-me de todos aqueles que leram este texto desejando que vocês vão..., estimando que todos vocês... e esperando ardorosamente que vocês tomem... Fica por conta da sua imaginação!!!"



* Cadê as sugestões para o "eu não entendo..."?


4 comentários

Ceará on 18 de setembro de 2008 às 02:17  

AEEEEEEEEE
Voltando depois de um tempo na geladeira... Desculpa
mas um "abençoado" formatou meu HD de tranqueiras e meus textos inéditos foram pro beleléu.

E, como sabes muito bem, não se re-escreve um texto...
:(

Depois de um mês de pura depressão, agora posso voltar à vida...

^^

Ah, e vo comentah sempre que achar necessário, é q n sou mto de comentar.

Mas GARANTO um feedback, sempre q eu for comentado. ^^

Olha, voltando aos panos quentes, foi esquecido de falar que assim como maravilhosas as reticências são EXTREMAMENTE perigosas.

Imagina o que se espera que um político faça, de verdade (sem sacanear tá?);

Agora imagina ele na propaganda eleitoral falando em LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais), com uma legenda em baixo:

"Eu sou prometo a vocês cumprir com meus deveres como político, podem esperar..."

^^
Abração!


Anônimo on 7 de fevereiro de 2011 às 13:27  

O q quer dizer (...)


Anônimo on 18 de fevereiro de 2011 às 13:12  

Este! é o Leo que conheço. Mais ele não me conhece.

Bjs tesão.


Anônimo on 29 de março de 2012 às 17:45  

muito obrigada por ter me ajudado eu estava precisando muito