(...)
Reticências carregam vários significados... Parênteses interrompem (mas complementam).
Posted on terça-feira, setembro 02, 2008

Não há disfarce nem malícia...

By Rafael Oliveira às terça-feira, setembro 02, 2008


Procurei no dicionário o significado da palavra “sincero”. Tinha lá: “verdadeiro; que diz francamente o que sente; em que não há disfarce ou malícia”. Condiz com a minha atitude. Sempre fui sincero. Sempre achei correto falar a verdade. Sempre falei espontaneamente. Mas essa característica já me gerou alguns problemas. Certa vez, quando estudante do 2° ano, fui advertido por minha professora de Inglês. O problema é que eu não sabia se ela realmente estava falando comigo ou com o cara do meu lado. Perguntei: “A senhora tá falando comigo?”. Ela: “Claro! Tá vendo outro Rafael por aqui?”. Respondi: “Pois então olhe pra mim professora. A senhora parece que tá é vesga...”. Reconheço que foi um pouco de falta de respeito mas sempre achei correto me portar dessa forma. Me aborrece perceber como as pessoas falam coisas que não são o que realmente pensam, só pra agradar, mesmo que eu implore por sinceridade.

Um dia desses a secretária da produtora onde eu estagio me disse: “Ai Rafael, tu sabe que eu te amo né? Tu me ama também né?” Respondí que não. Claro! Estou só há 2 meses no estágio, como eu posso amar a secretária?. Falei sobre isso com uma amiga e ela ficou abismada. “Rafael eu num acredito que tu falou isso não! Valha meu Deus!”. Isso porque (tá certo o uso do PQ?) as pessoas estão muito acostumadas com as regrinhas da sociedade. “Não fale isso, não faça isso, não ria, não chore...”. Entendo que a verdade muitas vezes dói. Não é fácil escutar de alguém o que não se enxerga. Mas a vida é dura. E a verdade, necessária. Pense comigo. Não seria bem melhor se você falasse praquela menina que você ficou que ela tem um beijo ruim, que ela faz movimentos estranhos com a boca e que ela leva a expressão “chupar língua” muito a sério? Você tem muito mais trabalho pra inventar um motivo razoável pra terminar o namoro do que se falasse a verdade. Aí você não fala e ela continua solta por aí, brochando muito homem e sendo muito infeliz, sem conseguir alguém, só porque ninguém teve a coragem de falar a verdade. Ser sincero só ajudaria

Por isso eu peço que sejam sinceros comigo. Me digam a verdade. Vai que eu tenho mal-hálito ou sou mais chato do que eu penso que eu sou. Isso vale também pra quando eu estiver com nariz sujo ou com o zíper aberto. Falem. Estou autorizando. E conclamo também a todos a exercitar a sinceridade no dia-a-dia.

Você pode, por exemplo, dizer que o almoço que te dão todo dia é muito insosso e você tem vontade de dar para o cachorro. Você também pode negar um pedaço do lanche que comprou e que tá com o gostinho que queria. Depois diga praquela outra pessoa que o barulhinho da dentadura dela te incomoda tanto ao ponto de você querer ir arrancar à força. Quando você estiver conversando uma coisa importante com seu melhor amigo, ou nem tão importante assim, mas que você não quer ser importunado e chega uma pessoa com um papo sem graça e inútil seja verdadeiro e diga: “Por favor, sai!”. Depois parta pro próximo estágio e diga pra sua amiga que não vai pro aniversário dela simplesmente porque não quer ir. Prefere ficar em casa vendo filmes do que estar lá escutando pagodão com aqueles amigos chatos dela. Tenha coragem e diga de peito aberto à professora: “Eu não fiz o trabalho porque eu não quis!”.

Exercite no seu cotidiano e incentive a prática. No começo vai ser difícil, penoso. Mas no final, dá certo. Se todo mundo fizer tudo certinho dá certo. Comece agora! Me diz sinceramente o que tu achou do texto...




* Tô sentindo que a verdade vai doer...




22 comentários

Jessika Thaís on 2 de setembro de 2008 às 01:04  
Este comentário foi removido pelo autor.

Jessika Thaís on 2 de setembro de 2008 às 01:06  

OK, exercitando minha sinceridade.
Cara te odeio, vc é chato, grosso, impaciente e inútil. E eu sou uma mentirosa. Gostei do texto, mas c tem q ver q nem sempre a verdade nua e crua é bem vinda. Vivemos em sociedade e temos q pensar nas outras pessoas tbm, não só no q sentimos ou gostamos. Temos aguentar um poko daki, engolir uns sapos dali e seguir, só seja sincero com akels q desejam isso. Ou então lhes dê uma prova dessa honestidade, se eles não isolarem por ser um cara honesto, é pq já entraram nesse clima de falr o q pensam.

Bjs


Rafael Oliveira on 2 de setembro de 2008 às 01:33  

e eu sei que esse vai ser só o primeiro comentário falando isso...


Luiza. on 2 de setembro de 2008 às 04:27  

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Rafael, eu me diverti muito. Eu não vou dá pitaco nessa sua postura INFAME, porque eu acho que você não é tão cruel assim. u.u
aliás, eu vou dar pitaco sim, é o que tu quer, né? Eu quero que tu elogie meu texto novo que eu achei legal, pra te pedir isso que tenho que fazer o que tu quer também. A verdade é uma troca de interesses. asuhauhsahuahsahusauh
Mentira! eu venho aqui e comento porque eu gosto pra caralho do que tu escreve. E eu gosto de falar, escrever, etc.
putz. fugi no foco.
é que esse texto é empolgante. ;)
mas vamos lá, o lance é só não ser cruel, sabe?
eu também concordo com falar a verdade. eu tô aprendendo a falar as coisas na cara dos meus amigos esses dias. antes eu tinha medo que magoar, mas pensei "porra, engraçado que ninguém tem medo de me magoar.."
aí a coisa flui.
mas existrem verdades desnecessárias.. tipo dizer que a namorada engordou, eu que você não gosta de alguém só poque não foi com a cara.
Esse tipo de verdade que dói e é gratuita (sem razão, sem ter sido questionado), pode vir a atrapalhar sua vida em sociedade, amiguinho. (que se foda a sociedade, né? Também acho. =])

o texto tá ótimo, bem escrito, gostoso de ler... E eu fico orgulhosa e com innveja de ver o quanto tu evoluiu em três textos apenas. Deve-se aos comentários sinceros, eu acho.

É basicamente isso.

Beijosmeligaepassanomeublog. ;)


Gladson Caldas on 2 de setembro de 2008 às 08:15  

Escuta a jéssika não. O lance é ser sincero mesmo. Eu pensava assim: nem todo mundo merece a sinceridade, nem todo mundo sabe lidar com ela. Mas foda-se, eles nsceram no mesmo mundo que eu, já deviam ter aprendido como as coisas realmente são. Sempre prefiro falar a verdade, é mais fácil. Mas tem aquelas pessoas que vc não quer magoar, aí é foda, vc se preocupa. MAs aos poucos da pra ir quebrando o muro. E se a pessoa não aguenta sua sinceridade, enxergue isso como uma seleção natural de pessoas que devem te rodear. Se ela não aguenta a verdade, ela não vale a pena. Seja amigo, namorada, professora, o escambau.

PS: é assim que escreve escambau?


Luigi on 2 de setembro de 2008 às 09:56  

Sinceridade machuca. Confesso que sofro do mesmo mal que voce. Minha "super boca" (como é conhecida pelos amigos) fica mais afiada quando eu bebo. Mas acho que esta sinceridade alem de render inimizades me tras a certeza de que sou visto com bons olhos. Afinal de contas ninguem quer ser visto como mentiroso, concorda?
Quanto ao post. Ficou excelente, diria que sinceridade nunca foi abordada de uma maneira tao sincera.


Jessika Thaís on 2 de setembro de 2008 às 15:33  

Gladson, me responde uma coisa. Pq tu sempre quer fazer confusão comigo? Aff! Olha a gente tem q aprender a ser flexível, a vida exige isso da gente. Isso é seleção natural, se adaptar as situações q a vida nos apresenta. E como assim q as pessoas não valem a pena? Que papo mais frio e goísta, as pessoas podem e têm o direito de não querer saber o q pensam delas.


Pronto, fui sincera, mas só sou assim quans=do sei a pessoa a qual me refiro vai aguentar. Vc aguenta num aguenta???


Thiago Minhoca Herculano on 2 de setembro de 2008 às 19:58  

Sinceramene falando... O que mais gosto do teu blog é todo o marketing que é dado por ele (apesar de não parecer). O blog do Gladson é bem melhor, mas não consigo acompanhar. Talvez pq vc sempre ta pedindo pra gente ler o teu blog. Ainda acho que o melhor texto é o primeiro. Como te acho parecido comigo no modo de escrever, então não acho lá essas coisas ficar falando de si próprio. Eu detesto isso em mim. Mas o q eu não detesto?


Rafael Oliveira on 2 de setembro de 2008 às 23:06  

úúú...
ficou climão entre a jéssika e o gladson hein...

tudo culpa da verdade...

e dá-lhe reticências...


Mariana Ruggeri on 2 de setembro de 2008 às 23:31  

hum.. sim.. sinceridade é legal, mas para aqueles que desejam ser realmente sinceros um bom conselho seja gentil!

Ah, outra coisa... conotações não são mentiras ou meias verdades... Nem tanto ao mar, nem tanto a terra!

PS.: To achando que esse movimento textual saiu de uma aula de segunda..
risos!!

Beijão!


Aggie on 2 de setembro de 2008 às 23:56  

chamou a profa de vesga??? eu tinha te dado sabatina, seu muleke! kkkkkkkkkkk


Ilana on 3 de setembro de 2008 às 10:50  

Sinceridade, dói.
Por favor, minta quando ler o meu blog, ok?!
Você não está autorizado a dizer a verdade nos comentários já escassos e me humilhar diante dos poucos que ainda acessam aquela página. Hehe.
Mentira. Eu sei que escrevo bem. Todo mundo diz. E sempre que releio, acabo me orgulhando de mim mesma. Bom. Nem todo mundo exerce a sinceridade que nem você. Eu tento. Odeio não conseguir.
Enfim. Me fez pensar, seu 'textículo' (rs).


Ilana on 3 de setembro de 2008 às 10:51  

"Textículo" - texto (texto); ículo (pequeno). Não é nada disso do que pensam, seus pervertidos.


Gladson Caldas on 3 de setembro de 2008 às 10:57  

eu aguento sim, jéssika, vc sabe.


Unknown on 3 de setembro de 2008 às 11:50  

Rafinhaa,gostei do texto..pra ser sincera,melhor q o passado.Gostei do comentário da jessika,concordo com ela,ser sincero demaisss rolaa não
;*


Unknown on 3 de setembro de 2008 às 11:57  

ei irmaozim....exercita nao so a inteligencia da sinceridade..mas como tb o senso das coisas q pensa e fala..pq esse tipo de sinceridade é futill..rsrs....acho q o melhor mesmo é exercitar a sabedoria....muita luz.....(cecilia)toscanarose@hotmail.com


Vallessya Matos on 4 de setembro de 2008 às 14:54  

"Isso porque (tá certo o uso do PQ?) as pessoas estão muito acostumadas com as regrinhas da sociedade."

Ja disseram que o seu pq tava certo? pois bem, ele tá! o/

entao.
eu, por vezes, tenho um pouco desses ataques de sinceridade ... mas so as vezes, tentando mlehorar.

sobre seu texto, ele ta bom. por vezes eu consegui visualizar voce dizendo as coisas, com seu tom um pouco meio serio e sincero demais.
de certo modo, acho que é "certo"

:)


Anônimo on 5 de setembro de 2008 às 11:24  

Hahahaha
Adorei os quadrinhos!!!
Ei, ser sincero é difícil mesmo. Confesso que eu me incomodo muito pouco com as atitudes das pessoas.
Pior é que quando eu falo algo elas ficam absmadas demaaaaaaaais! Eu magoou, não pelo o que eu digo, mas porque eu digo.
Deve ser difícil ouvir de quem quase nunca fala...

:/

B-jo!


Anônimo on 5 de setembro de 2008 às 11:26  

Ah! Morri de rir com a história da professora, ó!
:P
(Mas ela parecia ser vesga mesmo?)
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Ísis Rezende Costa de Lima on 5 de setembro de 2008 às 15:54  

a sinceridade por vezes machuca e como dixe "alguém" do seu blog (pq eu tou km preguiça de descer a pag., aí ñ sei kem é) é gratuita... vale dizer a verdade, kndo é algo k pode ajudar o outro a "evoluir", deixando de fazer coisas ruins ou k magoem outros. Mas continue exercitando a sinceridade. Sempre axei k eu foxe uma pexoa sincera, mas olhando pelo prisma apresentado por vc, vi k nem sempre digo a verdade pk, no momento, não é legal ou não convém... mas axei bom o seu texto e a ideia de exercitar no "ordinário" (k ker dizer dia-a-dia) axo k kntinuo na minha dizendo a verdade pra kem merece ouvi-las ou pra melhorar alguma coisa em outra pexoa... mas dizer a verdade e magoar outra pexoa gratuitamente... NÉPIA (o k ker dizer: nem pensar, rsrs)

bjinhux, e continue postando
Isis


Anônimo on 5 de setembro de 2008 às 19:28  

Rapaz, o blog tá é bom... E o "porque" tá certo, sim — o que pegou foi o "mal-hálito": maL é contrário de bem, maU é o contrário de bom. Então, é "mau hálito". Pres'tenção, que cê tem futuro! E isso foi um exercício de sinceridade (e desculpa se o fiz assim, em público...) Pra terminar, aqui vai uma provocação: a verdade é sempre algo que alguém mereça ouvir?


Anderson Marçal on 6 de setembro de 2008 às 11:12  

Minha opinião Rafael...

Bem, sinceridade nem sempre eh dizer a SUA verdade, e sim ver a verdade conjunta !!
Tipo a sinceridade nao pode deixar de andar lado a lado com a coerência neh !!!??? ahuahuahuahuahuahu

Um exemplo: uma amiga minha chega e pergunta...Anderson to bonita ??
Se ela tiver com uma roupa feia eu vou dizer que ela ta bonita. Nao pela roupa em si, mas pq eu tenho um carinho por ela, e a beleza dela vai estar mt mais nela do que na roupa que ela ta usando !! se liga neh !!??

Mas com certeza sinceridade é fundamental !! Espero que vc continue sempre assim tão sincero, apesar de estar com medo dela !! uhauhauhauhauhauhauhau

abraço